No Coração do Ribatejo

A Quinta Dom Rodrigo localiza-se nas proximidades de Pernes, concelho de Santarém, na região vitivinícola do Tejo. Adquirida pela Família Cardoso, em 2016, a Quinta Dom Rodrigo reúne 90 hectares de vinha.

Para além dos 30 hectares de vinhas velhas existentes, património que se pretende preservar, foram plantados 60 hectares de novas vinhas, tendo-se optado por castas mais adaptadas à região e com maior interesse e potencial enológico.

Terroir

Ladeada pelos maciços montanhosos de Montejunto a Sudoeste e Serra d´Aire e Candeeiros a Noroeste, a Quinta Dom Rodrigo situa-se numa zona de clima quente, seco e soalheiro, propício à obtenção de uvas sãs e em perfeito grau de maturação.

Os solos são argilo-calcários pardos e vermelhos, férteis e frescos, ideais para a manutenção de frescura e finesse em brancos, rosados e espumantes nas zonas baixas, e para a produção de vinhos tintos bem estruturados, em cotas mais elevadas.

Vinhas

Vizinha do sopé das Serras D’Aire e Candeeiros, a Quinta Dom Rodrigo fica no concelho de Santarém, em Casével, com 90 hectares de terreno argilo-calcários de encosta, dos quais 30 são vinhas velhas de sequeiro, que impulsionam o perfil fresco e a acidez natural da uva. A sua origem remonta a 1560 e, atualmente, abriga as ruínas de um solar e conta curiosidades históricas do século XVI, como a do seu brasão, que honra o escudo em elmo, timbre e paquife, no qual foram cravadas as armas de Gil Eanes da Costa.

Enologia

A enologia do Quinta Dom Rodrigo, vinho homónimo da nova propriedade da Família Cardoso no Ribatejo, conta com os vários anos de experiência em viticultura de António Selas e com a visão contemporânea de Ricardo Xarepe Silva, uma colaboração já afirmada e reconhecida.